terça-feira, 9 de julho de 2013

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Hoje especificamente, acho importante falar sobre várias coisas que fui lendo ao longo da tarde. Mas sobretudo gostaria de me focar em algumas palavras que penso que definem o nome do blogue, o nome com que assino, aquilo que penso e sinto.


Democratização. Ingenuidade. Não partilhar da mesma opinião. E tecer críticas sem conhecermos tudo, nem é bom nem é mau. É NIM.

A democratização de meios veio há uns anos e veio para ficar. Ela está nas máquinas fotográficas acessíveis a todos, ela esta na Internet liberalizada, ela está nas lojas. O processo democrático foi uma escolha política da sociedade e que se estendeu a todo o resto. Era uma questão de tempo até que tal acontecesse. Para o bom e mal.
Focando-me na democratização da roupa, era de esperar o dia em que “todos”  teriam acesso a umas peças de roupa idealizadas, vistas em alguém famoso, ou de uma marca de roupa em específico.
Sonhou-se com isso, as campanhas de publicidade inundaram-nos de sonhos, desejos.
Falou-se, dissertou-se sobre os rios de dinheiro gastos nestas campanhas publicitárias. Quem ganhou dinheiro e em vez de dinheiro quem ganhou os produtos publicitados.

Surgem então os blogues. Aqui concretamente os fashion blogues. Li algures que as ingénuas das bloggers, pensavam que eram alguém no momento em que uma marca lhe dava um banner, umas coisinhas que tais da chictopia, que ao clicar aqui e ali se recebia percentagens. De facto, achava que algumas bloggers faziam isto talvez por demasiado amor à camisola, afinal, o dinheiro no bolso conta!?
Li também, em tom de desprezo e voz de coitadinha que as  ingénuas nem se apercebiam que estavam na base. Na base da cadeia alimentar, do mundo dos negócios da publicidade. “...Receber uma carteira e fazer com ela 5 looks, eram cinco produções poupadas à marca.”
Que sejam, 5 produções “poupadas” à marca. As bloggers não deixam de ganhar uma carteira para a vida(ou não). Será mesmo que não é uma opção própria ao invés de ingenuidade? Talvez, ingenuidade até se aperceberem que a comida no prato não se troca por uma carteira com 5 looks. É dura, a verdade. Talvez só a venham a descobrir daqui a uns anos, e se calhar existem aquelas mais práticas, que preferem as percentagens na conta, assim escolhem os seus próprios produtos.
A questão é, se não existisse esta ingenuidade(induzida) andaríamos aqui a visitar milhares de blogues, com os mesmos milhares de seguidores, que sonham que um dia vão ser convidados para as festas da Boticário, ou receber em casa por magia produtos para falarem sobre eles? Para eles isso já é um objectivo. E honestamente...um objectivo que põe a bola a rolar, porque não basta que ela seja redonda.

O ideal seria receber uma opinião sincera sobre o produto e que não fosse inflamada. Isso é utópico. Nada é possível ser projetado por nós sem uma percepção daquilo que somos e vivemos.
E ninguém disse que é a isso que somos obrigados.


We Agree to Disagree
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4 comentários:

  1. Há coisas em que não concordo contigo em absoluto. Uma delas é pôr tudo "no mesmo saco". Hoje em dia cada vez mais há preocupação dos blogues em fazerem por mostrar quando recebem ou não alguma coisa. Por muito que possa ser verdade a falta de honestidade numa review, há uma óptima solução para isso, que poderá ir contra aquilo que pensas: ler os blogues maiores. Por uma razão simples: recebem mil produtos, falam de um; ao contrário dos mais pequenos, que recebem três e falam de um. Isto é, de facto, uma democratização e o papel dos blogues cresceu tanto que se tornou um emprego. Não vejo absolutamente mal nenhum no assunto. Não é o que quero para mim, mas não veria mal em "ganhar o pão" deste modo. Se pensares bem em blogues como kayture ou the blonde salad percebes que as marcas não poupam 5 campanhas ao contratarem uma blogger. Na maioria das vezes pagam até bastante mais porque é a campanha e a publicidade num só. Cada um escolhe, claro, as parcerias que quer aceitar, mas só lê quem achar interessante e isso é democratização no seu mais alto nível. As pessoas lêem o que querem, nem que seja para dizerem mal. mas lêem, e isso fica-lhes na memória, o que em termos de marketing é muito bom...

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  2. Catarina não ponho tudo no mesmo saco. A tua solução é ler blogues maiores!? Acho que não percebi bem...o facto de elas bloggers escolherem um produto entre mil deve ser precisamente porque é o que lhe pagam melhor.So what? O que eu também nunca excluí em momento algum é que a blogger opte por escolher o que não lhe pague melhor mas sim o que ela gosta mesmo! Porque cada um sabe o que faz com o poder que tem neste caso o blogue!
    Eu também não vejo mal nenhum em "ganhar o pão" com o blogue seja por roupas, patrocínios ou directamente por dinheiro é um trabalho como todos os outros.
    "Cada um escolhe, claro, as parcerias que quer aceitar, mas só lê quem achar interessante e isso é democratização no seu mais alto nível. As pessoas lêem o que querem, nem que seja para dizerem mal. mas lêem, e isso fica-lhes na memória, o que em termos de marketing é muito bom..."

    Acho que quando escreves isso só estás a ir de encontro com a minha ideia, a democratização é isso mesmo..cada um saber que as pessoas recebem algo em troca (seja de que forma for) e escolherem acreditar se é uma opinião válida ou não.
    O poder não deixa de estar no consumidor. Isso é e será sempre a democratização, até porque a voz hoje em dia pode estender-se a mil e uma formas.
    A questão é existirem pessoas que acham que os bloggers são obrigados a dar uma opinião sincera. Os bloggers (aqui concretamente) dão a opinião que quiserem e fidelizam-se a quem quiserem. Cabe-lhes a eles fazer as opções das carreiras deles. É como uma actriz ser convidada por uma marca qualquer a ser embaixadora e depois ser um flop, aliás como aconteceu com a Sarah J. Parker quando deu a cara por uma marca de cremes Lux, conseguiram que se comprasse só pela cara dela, pelo que ela representava e depois não se foi muito mais além. As pessoas vão passar a escolher os bloggers de confiança cabe a todos uma função. Uns falarem outros comprarem. E escolhem a marca porque confiam ou porque alguém que confiam disse bem.
    é o facto de todos termos esse conhecimento que faz que andemos aqui. Eu não acho é que seja obrigatório nem vem escrito em nenhum lado que se é obrigado a dar uma opinião X porque é moralmente correcto! Cada um sabe o que faz e tem consciência.

    We Agree to Disagree
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  3. Publicidade é isso mesmo, não vejo qual a diferença entre a que passa na tv e a que é feita nos blogs. Eu não me considero uma fashion fashion blogger mas posto looks e menciono as marcas. Porém nunca fui paga por nenhuma para falar de roupas. Falo também de produtos e sempre dei a opinião sincera e nunca fui paga novamente. Se por acaso um dia vier a ser as minhas opiniões mantêm-se fieis ao que realmente penso sobre o produto. Não acho que se deva generalizar porque cada pessoa é uma personalidade. E acho errado associar-se desde logo bloggers de moda ou beleza a gente que só se importa com o verdinho e o que faz faz a pensar nele. Não sei qual a tua opinião acerca da tv por exemplo mas arriscaria-me a dizer que em termos de publicidade é muito pior, motivo pelo qual não vejo a não ser as notícias. Nos blogs ao menos poderá haver alguma verdade no meio dos posts patrocinados por marcas. Dito isto, só tenho a dizer que também não vejo mal nenhum em ser pago visto que um blog assim dá trabalho. Há quem faça por gosto, há quem tenha outros motivos, por isso há que não generalizar.

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  4. Raquel, olá!!!
    Acho que a televisão é ainda mais agressiva que a internet, com o lado de que nem sequer podemos optar por não ver, melhor poder podemos mas a não ser que desligue porque mudar de canal a publicidade está outra vez em outro canal.
    Eu acho que os blogues são ainda melhor pois podemos optar os que escolhemos e porque podemos ter uma relação mais próxima com quem publicita. logo até de mais confiança e afinidade porque aquela pessoa é tem gostos parecidos com os nossos logo vamos a princípio gostar ou querer experimentar ou estar alerta para quando precisarmos ou querermos o produto!
    Continuo a achar que o blogue pode e deve ser recompensando quando encarado como um trabalho, pois ter um blogue de qualidade dá muito trabalho como outro qualquer e a pessoa dispensa muito tempo para ele. Por isso obviamente deve ser recompensado.
    Eu também já falei e falo sempre sobre produtos que gosto e não gosto, sem esconder os nomes!

    Raquel, volte sempre :)

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Caríssimas ou Caríssimos,
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Eu não prometo mas tentarei sempre responder-vos que isto assim é que tem piada e interesse.
Sejam opinativos

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