terça-feira, 5 de abril de 2011

Não Ocidente

Há um ano atrás estudava eu a China e a sua arquitectura, porcelana, pintura, escultura, vida social, que saía das aulas sempre com vontade de ir jantar ao meu restaurante chinês preferido(que fica na R. Luciano Cordeiro e se chama Tun Fon e tem a melhor sobremesa de sempre, uma maravilhosa banana Fá-si que é muito, muito, muito boa só não é mais porque a dita não corresponde à minha paixão e me faz engordar imenso, coisas da vida!)o semestre lá terminou e com ele a China pela qual me apaixonei(mais que o Japão que está bem na moda!).
Ora acontece que tenho uma avó que desde que me lembro consome tudo que é revista cor-de-rosa ou fifi como eu e uma amiga minha lhes chamamos. Isto interessa porquê? Eu explico, estava eu sentada no sofá a ouvir as queixinhas dela do meu avô (são uns postais os dois e eu adoro-os, porque têm pegas de quem está mesmo casado há muitos anos)e enquanto eu a ouvia dei com uma Flash ou Lux não sei mesmo, que tinha fotografias(mais precisamente dos vestidos) de um evento qualquer daqueles que inclui as estrelas todas de Hollywood. Os meus olhos e a minha alminha até ficaram parvos quando viram uma coisa daquelas, e por "coisa daquelas" falo da Lucy Liu num vestido do Cavalli. O problema é que eu juro pela minha saúde que vi, só que não recortei e já estou farta de procurar e nunca mais encontro a imagem. Mas é inesquecível e muito pouco provável que esteja errada porque se virem o vestidinho vão perceber porque fica na memória.
Estão a ver? Uma chinesa(na realidade os pais dela são Tailandeses e ela nasceu em Queens, NY. Mas conseguem perceber a analogia?) com um vestido inspirado na porcelana chinesa da Dinastia Ming. Ora eu achei o vestido genial,  lindo de morrer e o conceito FABULÁSTICO.
A imagem nunca mais me saiu da cabeça e claro, vá de pesquisar na Internet  e dou com isto. Claro que não é preciso ser-se Oriental para vestir o vestido, ficou-me foi na memória e a imagem de que nela era MAIS QUE PERFEITO e adequado.

Em cima temos o mítico vestido Roberto Cavalli F/W 2005.

E depois claro há os Dior, 



ora estes dizem que são mais inspirados na Dinastia Quing




















Aqui a Emily Blunt in Dior Haute Couture para uma photoshoot da Vanity Fair com autoria de Michael Roberts.



Jarra                              Porcelana da China 
Dinastia Quing reinado Kangxi      Dinastia Ming período Wanli
Porcelana vidrada azul e branca    Decorada a azul cobalto

Coloco aqui umas imagens de peças que representam as duas épocas que inspiraram os vestidos e são para vocês verem que a porcelana Chinesa não é bem toda a mesma "coisa". 
Isto é um tema que dá pano para mangas, mas de reter que o real consumo de porcelana chinesa não tem nada a ver com este estilo azul e branco que foi uma resposta que os chineses encontraram para o grande interesse Europeu pela porcelana. Assim quando nós Europeus pensamos em porcelana chinesa associamos sempre ao estilo azul e branco porque este foi o estilo que se importou da China para a Europa e que teve o seu ponto alto na dinastia Ming.

Eu não me importava nadinha de um vestinho destes para mim, mas sou eu.
Agora digam-me, vocês gostam dos vestidos? Também vestiam um? O que acham do conceito?
***

20 comentários:

  1. ADORO o posto.. texto, as fotos, o tema tudo!

    Especialmente os vestidos Dior. Já há algum tempo que não via essa colecção em lado nenhum...

    (Porque tal como disseste no teu comentário, "who doesn't love Dior"??)

    bettywithlove.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. AHAHAH Betty, obrigada.
    Eu gosto muito da Dior mais em roupa do que acessórios, mas gosto muito :)

    ***

    ResponderEliminar
  3. olá :)
    participe no sorteio duma peça de bijuteria:
    www.atelierizzy.blogspot.com
    obrigada

    ResponderEliminar
  4. Os Cavali são absolutamente fantásticos! E ficam na memória sim! ehehhe :D


    xoxo*

    ResponderEliminar
  5. Ivânia para mim era um de cada :)
    Adoro-os!!

    ***

    ResponderEliminar
  6. acho lindíssimo transmitir uma cultura através da moda, adorei os vestidos!

    ResponderEliminar
  7. genial! adorei a contextualização, adorei a ligação entre as fotos e a vertente "pedagógica"! ficas desde já contratada - por mim, o que vale o que vale ;) - para fazeres esta ligação entre a arte e a (arte da) moda!

    ResponderEliminar
  8. adorei os da Dior! oh meu deus! =D quero-os xD (se ao menos eu fosse um bocadinho riquinha... *.*)
    isto faz-me pensar noutra forma de ver a China!
    beijinhos* *

    ResponderEliminar
  9. São absolutamente maravilhosos!! Lindos de morrer! Eu adorava um :-)

    thebeautylover.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. bom texto :) eu contentava-me com um Dior, só assim... eheh

    www.onlythisway.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Bom post! As coisas que eu vou aprendendo graças a tua sabedoria! :D

    ResponderEliminar
  12. Claro que vestia! São lindíssimos! O que mais gostei foi mesmo o Roberto Cavalli. E quanto ao Tun Fon é um óptimo restaurante. Já há algum tempo que não vou lá, mas agora fiquei cheia de vontade! ;)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  13. Caríssimas, obrigada pelos comentários :)

    Margarida estou de acordo contigo. O Cavalli conquistou-me logo no início. Gosto do Dior, mas o Cavalli é o Cavalli. O Tun Fon é um máximo, também já não vou lá à imenso tempo.

    Le Blonde, muito obrigada. Eu também aprendo e sou alertada para as tendências por vocês bloggers:)

    Catarina Leitão : Merci. O Dior é muito bonito...mas o Cavalli é o Cavalli. :)

    Maria Ana e Joana, estou completamente de acordo com vocês, obviamente eheheh são lindos :)

    Vera, se eu pudesse também tinha um :) E a China tem uma cultura muito interessante, vale a pena.

    Mademoiselle : OBRIGADA! OBRIGADA! OBRIGADA!

    UsPrettythings: estou completamente de acordo :) we agree!

    S. : We agree :)

    ***

    ResponderEliminar
  14. uau....isto é arte! + que moda! eheh que post maravilhoso!! Ora eu vestia sim senhora, acho o conceito lindo. Na Lucy muito + adequado, mas em mim, igualmente charmoooooseee pq n é preciso ter ar oriental para ROCK um vestido destes. são lindos, lindos! obras de arte. Mas n vou entrar em dinastias que da china pouco ou nada sei. Mas os que + gostei destes foram os do Cavalli (que nem sou grande fã, mas que aqui está + q bem!!)

    ResponderEliminar
  15. Amberhella, é lá preciso termos face com ar oriental.
    Eu tenho medo de Cavalli tem alturas que é com cada peça que é de ter MEDO.
    Mas o Cavalli ficou-me no coração para sempre. Se eu pudesse...
    Achei interessante por os vasos das duas dinastias porque penso que dá mesmo para entender as inspirações.
    Aposto que em ti também te ia ficar muito bem.

    ***

    ResponderEliminar
  16. Amazing runway!

    http://fehmoda.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Caríssimas ou Caríssimos,
o mais importante para mim neste blogue é a vossa opinião e a troca de ideias. Assim podemos Agree to Disagree.
Eu não prometo mas tentarei sempre responder-vos que isto assim é que tem piada e interesse.
Sejam opinativos

***